como alcançar pássaros em voo
III Bienal del fin del Mundo | Uschuaia (ARG)
13.10.2011 | 01.12.2011
Feira Parte - DConcept | São Paulo (BRA)
17.10.2012 | 21.10.2012
"A Cidade Em Mim" - Barra Mansa | Rio de Janeiro (BRA)
02.10.2015 | 30.10.2015
Desde 2009 registro o intenso tráfego aéreo sobre meu ateliê em São Paulo. São fotos que buscam alcançar os aviões, como pássaros lançados em vôo. A câmera em zoom possibilita a proximidade do “céu” ocupado pelo intenso trafego de aviões - nossos pássaros contemporâneos.
Fotografando percebi que vivemos um momento que se assemelha ao período romântico, quando havia um assombro diante da natureza. Hoje, esse assombro retoma com a ameaça do aquecimento global; chegamos perto do que entendemos ser os limites de suportabilidade do planeta. Partindo destas percepções e buscando aproximar conceito e forma, reuni o material fotográfico, realizei inúmeras investigações de suportes e experiênicas com as imagens, que ao final resultaram nas fotografias em preto e branco impressas diretamente sobre chapas de alumínio.
Contrapondo as fotos dos aviões que ocupam os céus mecanicamente, o registro em vídeo de uma revoada de andorinhas na praça Getulio Vargas em Porto Velho/2013, exibe o voo livre destas andorinhas que, vivas no ar, fazem um imenso balé e nos lembram da força expressiva da natureza.
A primeira versão deste trabalho foi exibida na III Bienal del fin del Mundo, no Uschuaia – Argentina em outubro de 2011, com 28 fotos impressas em alumínio e um vídeo com pinturas de autores italianos desconhecidos, retratando o Vesúvio em erupção. Porém, depois do registro da revoada das andorinhas em 2013, atualizei o trabalho contrapondo o voo dos aviões ao voo dos pássaros.