top of page

Abertura
20 de maio
das 14h às 20h

Duração
20 de maio a 8 de julho

Curadoria
Sylvia Werneck

Artistas
Helô Sanvoy
Marília Scarabello
Néle Azevedo
Grupo Faces Ocultas

Local
*Estúdio Extraordinário
Rua Dr. Graciano Geribello, 24 - Bairro Alto - Itu/SP

O projeto “Estúdio Extraordinário” é realizado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo (ProAC). #ProAC #ProAC50

Texto da Curadoria

  Esta 2ª ação extraordinária se inaugura uma semana após o Dia das Mães. Ainda que tenhamos consciência do caráter comercial da efeméride, é praticamente impossível atravessar a data sem sermos minimamente tocados pela atmosfera instaurada e pelas homenagens (muitas delas equivocadas, é verdade) a esta figura que entendemos como aquela que gera vida ou se entrega ao cuidado, preparo e proteção de suas “crias”, sejam estas biológicas ou não.

  A terra, em muitas culturas e religiões, é entendida como a figura materna primordial – é ela que nos dá alimento, matéria-prima para construirmos abrigo e recursos que extraímos para acumularmos riquezas. Dela, delimitamos uma parte, lhe damos o nome de país e, para distingui-lo de outras nações, elegemos os hábitos e práticas que definimos como nossa cultura específica. Quando empregamos o pronome possessivo e dizemos “nossa terra”, pretendemos não apenas externar um senso de pertencimento, mas também justificar os abusos que cometemos contra ela. 

  E então, imersos nessas camadas de signos culturais, artistas observam o mundo e respondem a ele. Os trabalhos que participam desta ação discutem, através de diferentes linguagens, como lambe, bordado, objeto, instalação e vídeo, modos de habitar este território que chamamos de nosso.

  Helô Sanvoy propõe um exercício lúdico a partir do sufixo “eira/eiro” que, aliado a uma multiplicidade de prefixos, designa inúmeras atividades ou profissões. Escritas a carvão sobre lonas de algodão, as palavras carregam, em sua materialidade, o passado de dois grandes ciclos de exploração da época colonial: o pau-brasil e o algodão. Já Casa de ferreiro e Pau de tinta/pau de fogo são confeccionados com a estratégia de inverter os materiais de suas partes, deixando na ponta a madeira cobiçada pelos primeiros exploradores do território que viria a se tornar o Brasil, uma ambição que motivou violências cujos desdobramentos ainda perduram.

  A terra como nação é abordada por Marília Scarabello na intervenção Coleção bandeira [fragmento #1] na fachada do Estúdio Extraordinário. Vista à distância, parece até uma homenagem ou uma celebração junina. De perto, percebemos um mosaico composto pelas mais variadas interpretações, reações e opiniões sobre o que é ser brasileiro na conjuntura atual. Em Nesta terra, em se plantando, tudo dá, a especulação imobiliária planta asfalto e promete bem-estar a custo de devastação. Operando no campo do imprevisível, as palavras gravadas nos dados de Jogo de artista #1 e #2 possibilitam diferentes combinações de conceitos e percepções.

  Na varandinha, o Pindorama de Néle Azevedo resgata espécies de plantas comestíveis que faziam parte da alimentação cotidiana antes de serem rebaixadas à condição de daninhas pelo imperialismo ecológico – uma instalação viva que se transformará ao longo do período da exposição. Um letreiro nos adverte que a gentileza genuína deve se estender a todas as formas de existência, enquanto Restare nomeia povos que lutam pela sobrevivência há 523 anos. Bordadas em tela fachadeira, elemento comum na construção civil, as etnias representadas resistem ao apagamento que lhes é imposto a cada novo edifício erguido no chão que seus pés já pisaram.

  A palavra está presente na maioria dos trabalhos como proposta de discussão, reflexão, tensionamento. No cerne, o terreno comum da cultura lhes oferece oportunidades de diálogo. Ao percorrer o espaço, a dança da Cia. Faces Ocultas atiça os significados desses diferentes dispositivos de provocação, evidenciando a presença do corpo, que pode executar as ações mais sórdidas, mas também os gestos mais belos. 


Sylvia Werneck

WhatsApp Image 2023-06-05 at 14.39.19.jpeg
2a ação extraordinaria2

2ª AÇÃO EXTRAORDINÁRIA

bottom of page