Exposição Campus Antropoceno Brasil
A dimensão de transformações trazidas pela crise climática e pela intrusão de Gaia é um desafio para a nossa imaginação. Diante dele, é preciso ampliar tanto a nossa sensibilidade quanto a nossa linguagem, movimentos que aqui são provocados pelo desenvolvimento de poéticas contemporâneas e propostas de experimentos perceptivos.
A Exposição temática do Campus Antropoceno Brasil apresenta trabalhos de artistas de diferentes gerações que se aproximam da abordagem ecológica do problema ambiental através de múltiplas metodologias e poéticas.
ARTISTAS
Ana Laura Malmaceda
Beto Mohr
Camila Proto
Carolina Marostica
Clara Trevisan
Helga Corrêa
Júlia Pontés
Lidia Brancher
Néle Azevedo
Paula Pedrosa
Pilar Santamaría
Tuane Eggers
CURADORIA
Anelise De Carli
REALIZAÇÃO
Projeto A Terra e nós
Goethe-Institut Porto Alegre
PRODUÇÃO
Anelise De Carli
Isabel Waquil
MONTAGEM
Eric dos Santos
Marcelo Chardosim
Rodrigo Shalako
IMPRESSÃO
Galeria Versus
Usina do Sign
VISITAS
De 09 novembro a 28 janeiro
Seg-Sex 9h às 19h / Sáb 9h às 13h
“Tríptico” – tempo/matéria/história. Vídeo - 1"10 em looping
Vídeo: https://vimeo.com/284192885
O título “Tríptico” faz referência ao uso do formato utilizado na pintura medieval, em madeira ou tecido em três partes, usualmente narrando uma história nos três painéis. Na composição virtual, três esculturas congeladas são registradas em seus processos de derretimento, formando um tríptico em vídeo. Cada escultura é composta por uma matéria diferente: o urucum, planta utilizada na pintura corporal dos índios Tupinambá; o barro preto do mangue da ilha de Itaparica, na Bahia; e o sangue da artista, em intervenção no Memorial da América Latina (SP). Juntas, compõem uma narrativa que remete ao tempo – da história, de um lugar e da arte.